Palestras e Palestrantes:

MANHÃ – 05 de Outubro de 2013
Horário
8:00 às 8:30
Credenciamento e Coffee-Break de Boas Vindas (Pátio)
8:30 às 9:00
Abertura do Fórum (Sala de Multimídia 3º Andar)
Horário
Sala da Multimídia 3º Andar
Horário
Laboratório 2º Andar
9:10 às 10:10
-----------------------
10:20 às 11:20
2ª Palestra:JULIANA COUGO - RIO GRANDE
Computação Científica com Python
10:20 às 11:50
1ª Oficina: AIRTON MEDINA - LIVRAMENTO
Introdução a Buffer Overflow
Intervalo para o almoço – 12:00 às 14:00
TARDE
Horário
Sala da Multimídia 3º Andar
Horário
Laboratório 2º Andar
14:00 às 15:00
3ª Palestra:LUIZ HENRIQUE RAUBER RODRIGUES E ALUNOS - SANTIAGO
LINUX, como funciona esta fera!
14:00 às 15:30
2ª Oficina: ALAN VELASQUES SANTOS - PORTO ALEGRE
HTML5
15:00 às 16:00
4ª Palestra:LUIZ HENRIQUE RAUBER RODRIGUES E ALUNOS - SANTIAGO
InstallFest, traga sua máquina
15:30 às 17:00
3ª Oficina:JORÔNIMO MEDINA MADRUGA - PELOTAS
Primeiros passos em Python
16:00 às 17:00
-----------------------
17:00 às 17:30
Encerramento do Fórum (Sala de Multimídia 3º Andar) (sorteio de brindes)

ANA RAUBER - SANTA MARIA

I Want To Break Free Freddie Mercury certamente não sabia, mas quando escreveu a música acabou criando um hino para os usuários de Software Livre. O objetivo da palestra é demonstrar o quão fácil a migração para o Linux é e quanto você pode estar perdendo por usar um sistema operacional proprietário. Qual distribuição usar, os principais softwares, o processo de migração e como encontrar as soluções livres para os seus problemas, tudo o que você precisa saber para se libertar de vez e vir para o lado livre da força! [Introdução ao SL, filosofia e vantagens de ser livre, processo de migração, descrição das principais distros e as soluções open source para programas populares em ruwindows, de edição de imagem à jogos].

topo

JULIANA COUGO - RIO GRANDE

COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA COM PYTHON O python é uma linguagem de programação dinâmica orientada a objetos, que pode ser utilizada no desenvolvimento de qualquer tipo de aplicação científica ou não. Al ém disso, é uma linguagem de sintax simples e clara que pode ser aprendida em pouquíssimo tempo. O uso do python é frequentemente associado com grandes ganhos de produção e ainda, com a produção de programas de alta qualidade e fácil manutenção. Das várias áreas características dessa linguagem que a tornam interessante para computação científica esta.: 1- MULTIPLATAFORMA; 2- PORTABILIDADE; 3- SOFTWARE LIVRE; 4- EXTENSIBILIDADE; 5- ORIENTAÇÃO A OBJETOS; 6- TIPAGEM AUTOMATICA; 7- TIPAGEM FORTE; 8- CODIGO LEGíVEL; 9- FLEXIBILIDADE, USO INTERATIVO, ETC. Vamos aprender algumas bibliotecas que são essenciais do python para a computação cientíifica, tais como: Numpy, Scipy, Pyfits, TKinter, etc. Mostraremos algumas aplicações científicas do python, o meu trabalho de estrado e as rotinas que desenvolvemos em python para suprir nossas necessidades no processamento de dados científicos (físicos) no que diz respeito a simetria de galáxias elípticas.

topo

LUIZ HENRIQUE RAUBER RODRIGUES E ALUNOS - SANTIAGO

Palestra para (de forma simples) dizer (do básico ao avançado) como o sistema operacional Linux funciona, passando de como funciona um sistema operacional (como o Windows, o OSX e o Linux) com atenção ao kernel linux (suas camadas, código fonte...), o init, runlevels, comandos, servidor x, gnome, kde, xfce... até à como trabalhar e ganhar dinheiro utilizando este sistema, seja para o lado administrador de sistema ou programador. Enfim, do núcleo para o ambiente que o usuário conhece ;) proposta Palestra para (de forma simples) dizer (do básico ao avançado) como o sistema operacional Linux funciona, passando de como funciona um sistema operacional (como o Windows, o OSX e o Linux) com atenção ao kernel linux (suas camadas, código fonte...), o init, runlevels, comandos, servidor x, gnome, kde, xfce... até à como trabalhar e ganhar dinheiro utilizando este sistema, seja para o lado administrador de sistema ou programador. Enfim, do núcleo para o ambiente que o usuário conhece ;) Esta palestra será ministrada pelo sub-15 Samuel Flores Moraes, ainda estudante do ensino médio mas com cursos e livros devorados na área, Franco Leondi e Marlon Correa, acadêmicos do Curso de Ciência da Computação da URI Santiago, atualmente estão no 3° Semestre e são alunos na universidade do também presente nesta palestra Luiz Henrique Rauber Rodrigues, mestrando em Nanociências pela UNIFRA, especialista em Gerenciamento de Projetos pela PUCRS e com 3 anos de palestras no fisl. Todos, com excessão do Luiz que organizou, palestraram sobre o assunto no Flisol de Santiago.

topo

GABRIEL HOLMOS - LIVRAMENTO

Introdução: Insights, Ideias, Crítica (Fundamentos da Crítica). Fatos Históricos que influenciaram o surgimento do Kernel Linux. Convergência do Kernel Linux. Aplicação do Kernel Linux em Appliances para Adm. de Redes.

topo

Oficinas:

AIRTON MEDINA - LIVRAMENTO

: Existem vários tipos de vulnerabilidades em sistemas de informação, sendo que a exploração destas vulnerabilidades pode levar ao vazamento de informações. Nesta Introdução a Buffer Overflow, que é uma das vulnerabilidades mais comuns e de maior ocorrência, será explicada e demonstrada essa vulnerabilidade, como é explorada por hackers, desenvolvimento de exploits, utilização de shellcodes, engenharia reversa, hacktivismo, cyberwar e entre outros assuntos relacionados à segurança cibernética, e ao final da oficina um bate-papo aberto sobre esses temas.

topo

ALAN VELASQUES SANTOS - PORTO ALEGRE

Breve descrição e demonstração das vantagens e novas funcionalidades do HTML 5, incluindo Forms, Canvas e CSS 3. Será uma palestra básica explicando o que é o HTML 5, qual a diferença e vantagens do seu uso em relação aos outros padrões e uma breve demonstração das novas funcionalidades que veem com ele passando por demonstrações das novas vantagens dos forms, da api para Canvas e falando um pouco também sobre as facilidades do CSS3.

topo

JORÔNIMO MEDINA MADRUGA - PELOTAS

topo

Grupo TchêLinux de Sant'Ana do Livramento-RS